Ao ingressar na escola o aluno traz consigo uma certa vivencia,onde ocorreram muitas contribuições ao seu aprendizado , lendo ou não, já atribuem sentido às palavras impressas, assim sendo, a mesma informação ofertada ao mesmo tempo é assimilada de forma diferente pelo aluno, por ser diferentes em suas estruturas sociais, visando desenvolver a competência comunicativa dos alunos e ressignificar a nossa, confiamos no trabalho no trabalho com Projetos Didáticos, possibilitando um maior envolvimento dos alunos; sendo que os trabalhos passam a ter uma função social.
“Na medida, porém,em que me fui tornando intimo do meu mundo,em que ,melhor o percebia e o entendia na ‘leitura’ que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo”
(Paulo Freire)
O trabalho com projetos busca a solução de problemas, através de planejamento, cooperação, envolvimento pessoal e apresentação dos resultados conseguidos, portanto, o papel do professor é:
• Definir prioridades quanto aos objetivos que quer trabalhar.
• Pensar nos possíveis meios que produzem a realização do projeto.
• Problematizar as questões e contribuir para a organização do trabalho.
• Envolver todas as crianças nas definições de responsabilidades, tomada de decisões e, sobretudo, no desenvolvimento de todas as etapas do projeto.
• Intervir adequadamente, tendo em vista seus objetivos como mediador entre criança e o conhecimento.
Para tanto as professoras Conceição de Jesus, Marli Silva e Maria Helena estão
realizando um projeto utilizando a história em quadrinhos.Vale a pena conferir!
sexta-feira, 5 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário