Nossos Alunos

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O ser a procura do ter!



Ter o necessário!
Descobrir à felicidade nas coisas
simples da vida...
Amar e ser amado é uma delas!
Jorge, o passarinho.
Quando morávamos na praia, contratamos Jorge, um pedreiro, para uma pequena reforma na casa. Lembro que, no primeiro dia de trabalho acordei com um assobio.Era uma música linda, melodiosa. Jorge só sabia trabalhar assobiando, dia e noite. Eu o chamava de passarinho. Tinha um repertorio variadíssimo, de tangos e boleros a xotes e musicas religiosa. Cem por cento ecléticos. Pois não é que, um dia, ele assobiava o Bolero de Ravel?
- Ô Jorge onde aprendeste essa musica?
- Por aí, dona, por aí...
-Há poucos dias eu passava por uma obra, perto de casa, quando ouvi aquele conhecido assobio, bem afinado, e logo vi, misturando cimento, a figura tão conhecida. Jorge abriu aquele sorriso enorme de dentes brancos, contrastando com a pele muito negra, quando me viu.
- Rapaz, há quanto tempo não te via! E tu,sempre assobiando, não é passarinho?
- Sempre, dona, sempre. ( ele tem o costume de repetir a mesma palavra duas vezes).
- Bom sinal, és uma pessoa feliz!
- Sou, dona, sou. Ainda mais agora, de namorada nova...
- Ué, rapaz, mas não eras casado?
- Era, dona, era. Mas me mandei de casa, deixei pra patroa, e fui morar com meu irmão. Ela andava muito briguenta, me xingava, dizia que eu mentia que tava trabalhando, mas andava namorando...
- E tu andavas,mesmo, Jorge?
- Não, dona, não. Eu saia era pra trabalhar mesmo. Mas ela implicava com meu assobio, dizia que eu era faceiro demais, que estava me exibindo pra tudo quanto era moça que passava...Sabe, dona, todo dia a mesma conversa...Aí, um dia, resolvi sair de casa. Não dava mais pra agüentar.
- Quer dizer, então que agora tua vida melhorou?
- Melhorou, dona, melhorou muito! Essa namorada que eu tenho agora gosta do meu assobio. Ela diz que é melhor do que ouvir rádio. Ela trabalha num restaurante, nós dois ganhamos bem, e agora estamos juntando para fazer uma casinha pra nós. Não é pra estar feliz?
É, Jorge, é para estar feliz. Outro dia li que rico não é quem tem muito,mas quem precisa de pouco. Tenho certeza que, à noite, dormes como muita gente “de dinheiro” não consegue. Consciência limpa, trabalho honesto, planos para o futuro, alguém a teu lado que te ajuda e que te quer bem...
Continua assobiando, passarinho, para alegrar a alma da tua companheira e de todos os que te ouvem.
Precisa de tão pouco pra ser feliz, e isso te faz rico, imensamente rico...
Viviane Bevilacqua.
Uma colaboração do professor de Português João Marcelino.
Quer saber mais clic aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário